sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Após a ciurgia e o retorno pra casa.

Todo mundo me pergunta o que senti depois que acordei na anestesia, senti muito sono, sem nenhuma dor, escutava sempre uma voz ao fundo, pra eu respirar, mas estava muito sonolenta e logo adormecia novamente, até que um enfermeiro ficou ao lado da maca e pediu pra eu acordar e respirar varias vezes pra eu poder ir pro quarto, nesse momento senti uma dor terrivel no peito e lutando contra o sono que me dominava, respirava toda vez que ele pedia, ele respondeu com um sorriso e dizendo que se respirasse sozinha ele casaria comigo, nesse momento eu consegui rir e não pegar mais no sono, mas ainda a cada respirada mais forte eu sentia uma pequena dor no peito, que depois foi passando e fui liberada pra ir pro quarto, quando a maca passou por minha mãe e minha irma, minha mãe perguntou se eu estava com dor, respondi que não e não me lembro de muita coisa depois que vi minha mãe no corredor, nem lembro de ter visto minha irmã no quarto, apenas dormi muito a tarde toda e a noite toda.


Acordei de manhã com a fisioterapeuta no quarto, pra levantar dar uma volta no corredor no hospital e fazer fisioterapia respiratória devido a intubação, levantei um pouco com medo pois ainda não tinha visto nada do corte, mas sinceramente não senti nenhuma dor, levantei, caminhei fiz a fisioterapia e depois fui tomar um delicioso banho.


Minha mãe me ajudou no banho, no hospital usei o sabonete Protex acho que de Mel, meu deus eu não sofri nada no hospital mas o cheiro desse sabonete arghhh SIMPLESMENTE ODEIO.... tinha medo de fazer muito esforço porque escutei cada coisa das pessoas que tinham operado então preferi ficar quietinha, mas isso foi impossivel, apos o banho e a troca do curativo foi quando tive ciencia dos meus 22 pontos e 18 cm de corte (Que enorme), mas nunca me importei com ele, ele precisa ficar na minha barriga pra sempre lembrar que fui OBESA e sempre serei, andei várias vezes no corredor do hospital, não queria colocar camisola, colcoquei roupa normal saia, blusa, e chinelinho, queria amenizar os dias que viriam dentro do hospital e isso me ajudou muito nos 4 dias que fiquei por lá, fiz amizade com todos desde a faxineira até a Enfermeira Chefe, todos vinham falar comigo como eu estava bem e nem parecia que tinha operado, isso me deixava muito feliz...


E SINCERAMENTE NÃO PARECIA QUE TINHA OPERADO....


FOME? VONTADE DE COMER? No segundo dia tomei apenas um chá e agua de coco, forçada pois não tinha nenhuma vontade, somente no terceiro dia que comi uma gelatina e chá.


Quando chegou o jantar da minha mãe enlouqueci, aquele cheiro de carne tomava conta do quarto, fui até ela molhei o dedo e ao colocar na boca não senti gosto nenhum.



Quando Dr Lazaro veio me visitar no quarto, ele me disse que estava otima me apresentou outro médico que o ajudou na cirurgia e novamente me disse que meu estomago tinha ficado pequenininho em torno de 45 e 50ml, me disse que tinha corrido tudo bem na cirurgia e que só teria alta na quinta-feira, assim foi todas as manhãs com sua visita, ele sempre muito carinhoso e atencioso.



No terceiro dia no hospital comecei a ter gazes, que horror, acho que nunca tinha tido gazes antes pois jamais tinha sentido dor semelhante. Nesse dia gastei o chão do hospital, de tanto que andei no corredor a unica coisa ruim era aquele soro no meu braço e minha mãe ia segurando o soro senão entupia e pegar veia de novo é um martirio sem fim.



Quando chegou o dia de ir embora fiquei mais ansiosa que o dia da cirurgia, afinal ficar vendo o movimento da rua pela janela e voce não poder sair é ruim demais...



Minha irmã chegou logo após a minha alta, mesmo assim fui até a farmacia pois fiquei com medo devido a viagem sentir dor pois moro em São paulo e operei em São jose dos campos, comprei o medicamento deixado pelo dr lazaro caso sentisse dor, comprei e tomei antes de entrar no carro, pois seria uma longa viagem.
Sai do hospital com a seguinte receita:
1) Lisador tomar 45 gtas de 6/6 hrs se tiver dor
2) Nisulide tomar 30 gotas de 12/12hrs
3) Label tomar 1 medida via oral 12/12 por 6 meses
obs: receita com data de 17/07/08



Via Dutra sempre um transito infernal e naquele dia mesmo sendo em julho um calor, falei pra minha irmã liga o pisca alerta e vá pelo acostamento, se algum guarda nos parar digo que to passando mal e que voce está me levando pro hospital, alguns pontos na barriga serviria pra alguma coisa rsrs ainda bem que nenhum guarda nos parou e com essa atitude chegamos mais cedo em casa, encurtando horas de transito e no fundo não era uma mentira com uma cirurgia desse porte não dá pra ficar no transito.



Enfim minha casa, minha cama.



Minha mãe teve que segurar o max junior (meu cachorro) devido aos pontos, pois quando alguem chega da rua ele fica meia hora fazendo festa. Depois sentei e brinquei um pouco com
ele fazendo carinho nele, o engraçado parece que eles entendem nessa semana ele não pulou nenhuma vez no meu colo, sempre sentava ao meu lado (muito lindo meu cachorrinho preferido), minha cicatrização estava otima mas na segunda semana os ultimos pontos comecaram a vazar, liguei pro Dr lazaro ele me pediu pra tomar 1 semana de um antibiotico fortissimo e carissimo, aquele comprimido amassado e com gosto horrivel me perseguiu por uma semana duas vezes ao dia. urghhh (só de imaginar) mas logo me informei com umas amigas da comunicade e vi que não era a unica, até a minha amiguinha Vania do qual troquei muitas informações e experiencias me tanquilizou sobre o ocorrido... (outra amiguinha linda da comunidade que conversamos sempre)

A única coisa ruim nessa fase é que não conseguia dormir de lado, muito menos de bruço e como é ruim dormir de barriga pra cima, outra coisinha que me irritou bastante e vários dias eram acordar com uma dormência na coxa esquerda, que passou com o tempo conforme o Dr Lazaro tinha orientado.
Mas nada como estar na sua casa e na sua caminha.
RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS
Dieta para os primeiros 40 dias pós operatório
Recomenda-se ingerir 30 ml, no intervalo de 10 em 10 minutos
Primeiros 15 dias:
Iniciar a ingestão de pequenos volumes de água, chá com adoçante, gelatina dietética, água de coco, suco coado, gatorade, caldos de carne/frango.
Após o preparo dos caldos, os mesmos devem ser coados para serem consumidos. Os caldos não podem ser liquidificados.
Segunda Quinzena:
A dieta continua sendo líquida evoluindo para pastosa.
Pode-se incluir na alimentação leite e iogurte desnatado, caldo de feijão, vitaminas, sucos, sopas liquidificadas e mingau ralo. A ingestão deve ser no mínimo 1500 kcal.
Após o primeiro mês de cirurgia:
A dieta já é quase normal, incluir papa com pão mole, pão de forma, biscoitos, frutas em pequenos pedaços, peixe bem cozido, sopas em pedaços.
Depois para após 45 dias do pós-operátorio:
Sua dieta evolui para a branda, ou seja, alimentação normal, porém todos os alimentos serão cozidos e as frutas devem estar maduras.
Em torno de 2 meses após a cirurgia. Os alimentos normais em consistência serão introduzidos, em pequenos volumes e de acordo com a sua tolerância.
Dicas importantes:
Temperos permitidos: todos os temperos naturais, como alho,cebola,cheiro verde, salsinha, etc;
Evitar os temperos industrializados;
No início, evite frutas ácidas como laranja, limão, maracujá. tangerina e abacaxi;
Ao consumir frango prefira as carnes escuras (coxa,sobrecoxa,asa) e peixes menos fibrosos como pescada e linguado, pois têm melhor aceitação, evitando os mais fibrosos como bacalhau e pintado;
Espere passar de 30 a 45 minutos após uma refeição;
Use talheres e pratos pequenos, como uma colher de chá e sobremesa, isso ajuda não ingerir maiores quantidades e na velocidade das refeições.
Ao iniciar a dieta com alimentos sólidos, faça-a com cuidado para não ingerir quantidade de alimentos maior que a capacidade do seu estômago;
Quando estiver se alimentando normalmente, lembre-se que o tempo que você levará para comer será maior do que estava acostumado. Explique aos outros porque voce deve comer lentamente. Dessa forma eles não irão apressá-lo;
Um problema comum de ingerir um pouco a mais do que a capacidade de seu estômago são as náuseas e vômitos. Sempre preste atenção aos sinais de saciedade de seu estômago;
Fique atento aos sintomas indesejáveis após a ingestão de novos alimentos;
Pratique exercício fisico regularmente, assim que autorizado pelo médico.
EM CASO DE DÚVIDAS PROCURE SEU NUTRICIONISTA NOVAMENTE.
MAS CADA PESSOA TEM SUA DIETA PESSOAL.... PROCURE SEU NUTRICIONISTA...

Um comentário:

  1. Meu marido fez a gastroplastia à 23dias, há 3 dias está com muita nauseas e vômitos,ele teve que fazer uso de antibiótico. Você sentiu esses sintomas mesmo não ingerindo alimentos a mais. obrigada. tatoip@oi.com.br

    ResponderExcluir